Periodontia

  • A periodontia cuida dos tecidos ao redor do dente (periodonto) como gengiva, osso e ligamentos periodontais. 
    O periodontista cuida de Gengivites, Periodontites, executa cirurgias de gengiva, enxertos gengivais, recuperação de dentes e plastia gengival.

  • Periodontite: O agente causador da doença é a placa bacteriana que se acumula sobre as superfícies do esmalte dentário e no sulco da gengiva. Com a evolução da inflamação gengival, as fibras e tecidos que suportam os dentes são comprometidos. Como decorrência, um ou mais dentes podem ficar abalados: é a conhecida reabsorção óssea. Conforme o grau de destruição óssea, pode ocorrer a perda do dente sem nenhuma sintomatologia dolorosa.
    Ainda, o sangramento é o sinal mais característico da doença e deve ser investigado assim que for percebido pelo paciente. A placa bacteriana é como "uma massa grudenta de germes nocivos. Os cientistas descobriram que cerca de seis dos 300 germes encontrados na boca podem causar doenças gengivais".

  • Gengivite: A gengivite é uma infecção da gengiva. Como decorrência, a gengiva se torna avermelhada, inflamada e pode sangrar durante a escovação. Trata-se de uma forma branda de doença que não inclui qualquer perda do osso e dos tecidos que seguram os dentes. A gengivite pode ser geralmente revertida com a escovação. regular e o uso do fio dental. Entretanto, os periodontistas esclarecem que, se não for tratada, a gengivite pode progredir para uma periodontite.